quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Por onde começar ?

Sim, ITIL é complexo, grande e lento. Mas você pode se preparar de maneira simples e ir aumentando a complexidade de sua governança de TI. Aí vão algumas dicas:

1. Conhecer os recursos

A - Estrutura da organização

Como se estrutura a organização ? Quais são os locais de ação ? Qual é a área de negócios ? Como é a estrutura hierárquica ? Quais são as atribuições de cada unidade ? Onde você se situa ?

B - Equipe e colaboradores

Quem são as pessoas que trabalham na área de TI ? Quais são os contratados, quais são os terceirizados ? Como estão os horários e cargas de trabalho ? Como estão as férias ? Qual o grau de stress ocupacional a que estão submnetidos ? Quais são suas formações e anseios ? Quais são as dificuldades ? Qual o grau de satisfação de cada um ? Que acordos podem ser feitos com cada um ? Quem é mais confiável ? Quais são as competências ? Quem deve ser reciclado ? Quais as necessidades de treinamento ?

C - Usuários em geral

Quem são os meus usuários / Como eles se dividem em grupos ? Temos AD (MS - Active Directory) ou LDAP ? Os dados no serviço de diretório estão completos e atualizados ? Há usuários não identificados (internet) ? Como a situação externa e interna influencia no acesso de usuários aos nossos serviços e produtos ?

D - Máquinas / equipamentos

Como está o meu inventário ? Que equipamentos estão em que condições ? Qual o custo desse parque ? Como consomem energia ? Onde estão localizados ? Qual a sua atualização tecnológica ?
Quais as necessidades de atualização ? Quem usa o que ?

E- Software

Quais são os softwares que a unidade / instituição possui ? Quais são os critérios de licenciamento ? Quando vencem as licenças ? Quanto foi gasto ? Quanto e quando se gastará mais ? Como está a atualização ? Há documentação adequada para os softwares corporativos ?

F - Apoio político

Quais são as pessoas que supostamente deveriam dar apoio a sua unidade ? Essas pessoas / entidades estão satisfeitas ? Que metas / objetivos podem ser negociados ? Que metas / objetivos são essenciais ? De que você, administrador de TI, precisa para trabalhar em boas condições ?

G - Dinheiro (afinal)

De onde vem seu dinheiro ? Como deve ser gasto ? Quais as rubricas contábeis associadas ? Quanto dinheiro você vai ter e quando ? Como economizar sem perder a competitividade ?

2. Conhecer os serviços e produtos

Quais são seus produtos e serviços ? Quais são as condições básicas para que eles funcionem ? Como está a satisfação dos usuários / apoio político em relação a esses produtos ? Como podem ser melhorados ? Quais são os aspectos críticos ? Que é o "fiel" de cada produto / serviço ? Quem é o segundo responsável por cada um ?

3. Analisar o ambiente

Quais são as metas da organização à qual você pertence ? Como o ambiente influencia a operação de sua unidade ? Quais são as normas / regras / leis pertinentes ? Você está de acordo com essas normas ? Algo precisa mudar ? Como pode ser feito ? Quais são os riscos de seu negócio ? Como se proteger desses riscos ? Quem são os seus oponentes / colaboradores ?

4. Metas, projetos e muito mais

O que você pretende fazer em quais períodos ? O que motivou suas decisões ? Como verificar se está dando certo ? Quem serão seus colaboradores ? Quais são os projetos associados ? Como os projetos se ajustam às metas da instituição ? O seu apoio político concorda com essas metas ? Há recursos disponíveis ? Quando eles virão ? De onde virão (rubricas contábeis) ?

Se você conseguir responder a todas essas perguntas ? Estará pronto para começar com ITIL (rs...) !

4 comentários:

Infobala disse...

Olá.

Acho que não consegui responder a todas as perguntas, mas deu pra ter uma idéias do que preciso saber e das informações que preciso coletar.
Talvez seja importante também definir por onde começar no ITIL, qual das áreas devemos começar: gerenciamente de incidentes, gerenciamento de problemas?
Fico muito em dúvida sobre o que implantar primeiro.
Abraço.
Qualquer coisa mande um e-mail: mcbala@gmail.com

PC disse...

Incidentes ou problemas ? Incidentes são excepcionalidades. Problemas são de natureza constante. Se você não estiver preparardo, com as informações requeridas, metas etc aqui descritos, não vai gerenciar incidentes nem resolver problemas...

PC disse...

Parece incrível, mas o primeiro passo - antes de todos - é saber onde você está !
Eu presumi que a maioria tomaria isto como garantido, mas não foi bem assim.
Por favor, olhem a lista, vejam o que está faltando e comecem por esses itens (rs..).

PC disse...

Ok, descobri outra coisa interessante. Não importa por onde a gente começa. O importante é começar. A disciplina se ajusta sozinha. Você acaba puxando uma coisa atrás da outra.
Isso ocorre também (e principalmente) com a análise de requisitos.