domingo, 2 de março de 2008

Reconhecimento de padrões e segurança nacional

Software para reconhecimento de placas automotivas é desenvolvido por pesquisadores da UFRJ

Com tecnologia desenvolvida por uma equipe de pesquisadores do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), um projeto composto por uma tecnologia de leitura de placas automotivas promete sanar diferentes demandas na segurança, monitoração e controle de tráfego viário. Denominado de Família Kapta, o sistema é composto de quatro aplicativos distintos: o Kapta Acesso, o Kapta Parking e os Kapta Alertas Fixo e Móvel, todos operando com tecnologia de reconhecimento de placas de veículos. A pesquisa tem apoio do edital Rio Inovação 2 da FAPERJ. Leia mais em:Boletim da Faperj, 21/02/2008




Espero que o trabalho dos pesquisadores da UFRJ seja objeto de atenção do Programa Nacional de Proteção ao Conhecimento, pois vale milhões para o povo do nosso Brasil ! Veja as reportagens abaixo e conclua...




Combinando Biometria da Face e da Íris Para Verificação de Identidade

A identificação da iris e da face têm sido empregadas em várias aplicações biométricas. Além de aumentar a performance da verificação, a união das duas biometrias traz várias outras vantagens. Duas estratégias diferentes têm sido usadas para unir classificadores de face e íris.
A primeira estratégia é calcular uma soma ponderada e uma não ponderada e comparar os resultados com um limite. A segunda estratégia é tratar as distâncias dos classificadores da face e da íris como vetores bi-dimensionais e usar um classificador, como o a análise discriminante de Fischer e a rede neural com função de base radial (RBFNN), para classificar o vetor como genuíno ou impostor. Os resultados do classificadores combinados do indivíduo são comparados com os resultados da face e da íris no estudo.

Leia mais em:
http://whitepapers.techrepublic.com.com/whitepaper.aspx?&kw=biometrics&docid=132931

Reconhecimento de Rosto Agora é Possível Através de Novo Programa de Computador

Hung-Son Le, da Universidade Umeå - Suécia, desenvolveu em sua dissertação de PHD os algoritmos que dão ao computador a possibilidade de identificar uma face, mesmo quando apenas uma imagem é obtida. Os resultados podem ser usados para controle de identidade seguro e confiável ou, no lado mais lúdico, para descobrir com qual pessoa famosa você se parece.

Leia mais em:
http://www.thought-criminal.org/article/node/1210

Nenhum comentário: